Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, na noite de terça-feira (24), um pronunciamento em rede nacional de TV, na véspera do Natal, em que destacou medidas econômicas e sociais do governo e defendeu mudanças nas relações de trabalho, como o fim da escala 6x1 sem redução de salário.
Durante a fala, Lula afirmou que o país encerra um ano marcado por desafios, mas com avanços, e apontou como uma das principais conquistas o fim do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, medida que, segundo ele, começa a valer a partir de janeiro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– A partir de janeiro, com o fim do Imposto de Renda, milhões de famílias terão um dinheiro extra todos os meses. Isso vai aliviar as contas, aquecer ainda mais a economia e beneficiar o país inteiro – afirmou o presidente.
Outro ponto enfatizado foi a defesa do fim da escala de trabalho 6x1, modelo em que o trabalhador atua seis dias e descansa apenas um. Lula classificou a proposta como uma demanda social e disse que o tema deve ser tratado pelo governo.
– Não é justo que uma pessoa seja obrigada a trabalhar duro durante seis dias e tenha apenas um dia para descansar. O fim da escala 6x1, sem redução de salário, é uma demanda do povo – declarou.
Avanços sociais e econômicos
No pronunciamento, Lula afirmou que o Brasil voltou a sair do Mapa da Fome, citando que o país havia deixado essa condição em 2014, mas retornado nos últimos anos, quando encontrou 33 milhões de pessoas em situação de fome. Entre as ações mencionadas, estão a retomada do Bolsa Família, o apoio à agricultura familiar, a valorização do salário mínimo, investimentos na geração de empregos e na alimentação escolar.
Na área econômica, o presidente afirmou que o país encerra o ano com a menor taxa de desemprego da história, crescimento do emprego com carteira assinada, recorde na renda média dos trabalhadores e inflação acumulada em quatro anos, segundo ele, no menor patamar já registrado.
Lula também citou programas como o Agora Tem Especialistas, para reduzir filas no SUS; o Pé-de-Meia, voltado à permanência de jovens na escola; e os programas Gás do Povo e Luz do Povo, para reduzir custos básicos das famílias.
Obras, segurança e cenário internacional
O presidente destacou ainda o retorno e ampliação do Minha Casa Minha Vida, a chegada do programa Reforma Casa Brasil, a Transposição do Rio São Francisco e a execução de obras do Novo PAC em todo o país.
Na área da segurança, afirmou que a Polícia Federal realizou neste ano a maior operação já feita contra o crime organizado e reforçou o combate às facções criminosas.
Lula também citou a realização da COP30 em Belém, o recorde de nove milhões de turistas estrangeiros no país e a atuação do governo diante do chamado tarifaço contra o Brasil, afirmando que negociações evitaram demissões e abriram mais de 500 novos mercados para produtos brasileiros.
Mensagem de Natal
Ao final, o presidente fez uma mensagem direta às famílias brasileiras, desejando um feliz Natal e um Ano Novo de paz, prosperidade e novas conquistas, reforçando a importância da família e do direito ao tempo, ao descanso e à convivência.